FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO


Leia, com atenção, o texto a seguir.   O ser humano não vive só de racionalidade e de instrumentos; gasta-se, dá-se, entrega-se nas danças, transes, mitos, magias, ritos; crê nas virtudes do sacrifício; vive o suficiente para preparar a sua outra vida, além da morte. As atividades do jogo, de festa, de rito, não são simples distrações para se recuperar com vistas à vida prática ou do trabalho. [...] o ser humano vive sua vida de alternância de prosa e de poesia, em que a privação de poesia é tão fatal quanto a privação de pão.   (MORIN, Edgar. O Método 5: a humanidade da humanidade. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003, p. 141)   Conforme o texto, é CORRETO inferir que:   I a racionalidade deve estar acima das manifestações da sensibilidade sob pena de não se poderem produzir os instrumentos necessários à vida humana. II o caminho que leva ao que existe para ser pensado parte somente da racionalidade: a sensibilidade e o lúdico possuem função meramente distrativa. III a produção racional de instrumentos é necessária, mas não suficiente; o ser humano carece da arte como forma de expressão da existência.   Está CORRETO o que se afirma em:

I e II.
II, somente.
I, somente.
II e III.
III, somente.
O cenário educacional e pedagógico do século XX foi marcado pela busca de uma escola realista e que estivesse em conformidade com o mundo em constante transformação. A escola nova, com sua preocupação com o trabalho, tem como seus representantes mais emblemáticos Pestalozzi e Dewey, para quem a educação é um produto da sociedade e, por isso, possui uma função social. Por intermédio da educação, a sociedade formularia seu propósito, organizando seus próprios meios e recursos, dirigindo os indivíduos no sentido em que ela pretenderia se mover. E no Brasil, como se apresentava a educação?   I No período de 1930 a 1945 os ensinos secundário e profissionalizante ocupavam lugar de destaque na educação em geral, sendo acessíveis aos indivíduos de todas as camadas sociais. II A estrutura de classes era restrita e não havia sentido na escolarização das classes subordinadas, visto que para os trabalhadores da agricultura não havia a necessidade da leitura. III Com o fim do Império e a Proclamação da República, houve um fortalecimento da sociedade política e o surgimento de escolas militares de nível superior. IV Com a promulgação da Lei 4024/61, primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi extinta a aprendizagem de ofícios industriais e houve, através do Plano Nacional de Educação, a valorização da educação em nível superior e a garantia de seu acesso a todos os cidadãos por meio de políticas públicas de inclusão social. V Na Constituição de 1937 foi instituído o ensino profissionalizante, previsto para as classes menos privilegiadas (Art. 129). A Lei previa a obrigação das indústrias e dos sindicatos na criação de escolas de aprendizagem voltadas para a área de sua especialização.   Estão CORRETAS as afirmativas:

II, III e V.
II, III e IV.
I, III, e V.
V, somente.
III, somente.

Segundo Pinto (2005, p. 43), “[...] o conteúdo da educação – tal como a forma – tem caráter eminentemente social e, portanto, histórico. É definido para cada fase e para cada situação da evolução em uma comunidade. Por conseguinte, deve atender primordialmente aos interesses da sociedade. Se esta é democrática, os interesses dominantes têm que ser os do povo, e se considerarmos um país em esforço de crescimento, tem que ser o de suas populações que anseiam por modificar sua existência”. A respeito do papel do educador e da escola, julgue os itens a seguir:

 

I O papel do educador é criar as condições de possibilidade para que os seus alunos possam problematizar o conhecimento adquirido, trocar experiências e construir sentidos.

II A aula deve ser, por excelência, o espaço da transmissão das informações e apropriação do conhecimento científico e cultural produzido e acumulado historicamente.

III O papel da escola é criar as condições de possibilidade para que o aluno progrida no desenvolvimento do protagonismo do processo de construção de conhecimento.

IV As práticas de ensino devem distanciar-se da realidade dos alunos, a fim de que, pela superação do senso comum, o fazer pedagógico seja cada vez mais eficiente.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e III.


II e III.


I, somente.


II, somente.


I e II.

Durante o Regime Militar (1964-1985) os brasileiros viveram o medo gerado pelo governo do arbítrio e pela ausência do estado de direito. Os chamados “anos de chumbo”, além do sofrimento dos torturados e “desaparecidos”, foram devastadores para a cultura e para a educação. Acerca dos reflexos da ditadura sobre a educação, é CORRETO afirmar que:


O currículo escolar imposto pelo governo militar qualificou as práticas educativas, pois ao concentrarem o ensino-aprendizagem nos conteúdos humanísticos ampliou as competências socioafetivas e políticas dos alunos.


A criação do vestibular classificatório deu aos processos de ingresso da universidade maior transparência e igualdade de concorrência entre os candidatos ao ensino superior.


A organização estudantil em nível nacional, como a UNE foi reprimida na tentativa de sufocar a ação política dos estudantes, pois segundo os militares “estudante é para estudar; trabalhador para trabalhar”.


A inclusão das disciplinas de Educação Moral e Cívica e OSPB no currículo escolar revelou a intenção de educar politicamente a juventude, inserindo os jovens na militância política.


A ampliação do mercado de trabalho e das empresas multinacionais estimulou a demanda de escolarização, fazendo crescer a oferta das vagas nas universidades e democratizando o acesso aos estudantes.

O fenômeno da urbanização acelerada, decorrente da expansão do capitalismo industrial, ampliou as expectativas com respeito aos objetivos da escola e às práticas de ensino, em virtude da ascendente necessidade de qualificação da mão-de-obra para o trabalho nas fábricas. A respeito da organização da escola pública no século XIX, analise as afirmativas abaixo, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.

 

( ) O século XIX foi marcado por uma grande expansão da rede escolar, com a ampliação da escola elementar, da rede secundária e superior, e, ainda, com a criação da pré-escola.

( ) A reorganização da escola secundária no século XIX pôs fim à divisão que mantinha uma escola destinada à elite burguesa e outra destinada à instrução técnica para formação de trabalhadores.

( ) Ao lado da expansão da rede escolar, a educação cívica destacava-se no século XIX, como resposta à preocupação com a formação da consciência nacional e patriótica do cidadão.

( ) A escola secundária do século XIX foi marcada pela divisão que destinava à elite burguesa uma formação clássica, enquanto que para a classe trabalhadora era ofertada instrução técnica.

( ) As escolas politécnicas foram criadas no século XIX com o objetivo de nivelar a instrução básica e preparar os cidadãos de diferentes classes para o ingresso no ensino superior.

 

Assinale a sequência CORRETA:


F, F, V, V, F.


V, F, V, F, V.


F, V, F, F, V.


V, F, V, V, F.


V, F, F, V, F.

A Pedagogia busca na Filosofia um ideal que nutra de sentido e conteúdo a educação. A Filosofia, por sua vez, é sempre algo mais que ensino e recordação de ideias; é, desde a sua origem, a vigilância crítica, o espaço do debate, o impulso à fecundidade do pensamento. Sobre a construção do pensamento crítico, é CORRETO afirmar que:


Ensinar a pensar é assumir, como quem ensina, uma postura inflexível que garanta que diferentes perspectivas não gerem equívocos conceituais.


Ensinar a pensar é transmitir os valores produzidos pela cultura, assegurando a correta reprodução dos conteúdos científicos.


Ensinar a pensar é comunicar o pensamento de forma sistêmica e regular aos outros indivíduos, evitando a deformação das premissas científicas.


Ensinar a pensar é admitir toda e qualquer forma de conhecimento, valores e produção cultural como verdade evidente e precisa da realidade.


Ensinar a pensar é estimular o pensamento crítico, o respeito às diferentes ideias e a criação de sentidos políticos, éticos e estéticos.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, homologadas pelo Conselho Nacional de Educação por meio do Parecer 003/2004, evidencia o resgate da contribuição social, econômica e política da população afrodescendente e destaca a valorização do patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro. Sobre AS DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais, julgue os itens abaixo.

 

I As DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais impulsionam o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país.

II As DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais enfatizam a cultura africana em detrimento da pluralidade cultural brasileira.

III As DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais oferecem uma resposta em termos de políticas de ações afirmativas à demanda educacional da população afrodescendente.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I, apenas.


III, apenas.


I e II.


II, apenas.


I e III.

Leia, com atenção, o texto abaixo:

 

O homem experimenta seu próprio ser como um eterno advento, isto é, como algo diante dele, que dever ser buscado, realizado. Sua existência se manifesta, assim, não simplesmente como um fato, mas como uma tarefa, como uma permanente interpelação a ele mesmo. Neste sentido, o homem é um ser de passagem, um ser em constante fazer-se, um vir-a-ser em processo. Portanto, o homem não é uma realidade fixa, definida uma vez por todas, mas essencialmente transcendência. É o movimento, superar-se, o que o constitui como homem, e por isto ele é processo (OLIVEIRA, 1997, p. 9).

 

Baseando-se na leitura do texto, julgue os itens a seguir:

I O homem é um ser em constante transformação e a sua existência é modificada em função de suas diferentes experiências.

II O homem é uma realidade fixa e, por isso, é dado ao mundo como um ser que apenas reproduz diferentes dados culturais e biológicos.

III O homem é um ser em movimento e a sua existência ilustra um processo contínuo de autoconhecimento e construção de sentidos.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e III.


II, somente.


I e II.


II e III.


I, somente.

Segundo Palma-Filho (2005, p. 1), “uma das consequências mais importantes da quebra da Bolsa de Nova Iorque, ocorrida no ano de 1929, foi a impossibilidade do governo brasileiro de continuar sustentando a política econômica, adotada a partir de 1910, em relação ao café. Este fato, somado a uma série de outros descontentamentos, de que fora palco a nação brasileira durante o período de 1920 a 1930, culminou na chamada Revolução de 1930, tendo à frente o político gaúcho Getúlio Vargas”.

 

Acerca das iniciativas de Getúlio Vargas no terreno da educação durante o governo provisório (1930-1937), é CORRETO afirmar que:


o cunho elitista das reformas educacionais getulistas modificaram a escola e seus princípios, tornando-a um espaço humano, solidário e de aquisição da cultura popular.


o caráter enciclopédico do ensino, aliado a um sistema de avaliação extremamente rígido garantia a qualidade da instrução oferecida aos diferentes grupos sociais.


o currículo seriado, a frequência obrigatória, e a organização dos ciclos de duração da educação básica garantiam o acesso igualitário ao ensino superior.


a politização das camadas operárias demonstrava intensa preocupação com a difusão da cultura popular e superação do preconceito burguês.


as reformas educacionais decorridas da criação do Ministério da Educação e Saúde Pública concorriam para a consolidação do modelo econômico do nacional-desenvolvimentismo.

Leia, com atenção, o fragmento de texto extraído do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova:

 

A educação nova, alargando a sua finalidade para além dos limites das classes, assume, com uma feição mais humana, a sua verdadeira função social, preparando-se para formar "a hierarquia democrática" pela "hierarquia das capacidades", recrutadas em todos os grupos sociais, a que se abrem as mesmas oportunidades de educação. [...] A escola socializada, reconstituída sobre a base da atividade e da produção, em que se considera o trabalho como a melhor maneira de estudar a realidade em geral (aquisição ativa da cultura) e a melhor maneira de estudar o trabalho em si mesmo, como fundamento da sociedade humana, se organizou para remontar a corrente e restabelecer, entre os homens, o espírito de disciplina, solidariedade e cooperação, por uma profunda obra social que ultrapassa largamente o quadro estreito dos interesses de classes.

 

(Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf. Acesso em: 14/12/2015)

 

Segundo os signatários do Manifesto de 1932, a educação, propondo-se ao fim da manutenção dos interesses de classe, faz surgir um modelo de escola. Acerca da concepção de escola presente no texto acima, assinale a alternativa CORRETA.


Fundada sobre o princípio da vinculação com o meio social, a escola deve superar o caráter discriminatório do ensino, constituindo-se como espaço humano, solidário e de aquisição da cultura.


Fundada sobre o princípio da individualidade, a escola deve assumir o caráter social como condição para o desenvolvimento das capacidades intelectuais.


Fundada sobre a base da atividade produtiva e vinculada aos interesses de classe, a escola deve organizar e desenvolver os meios da ação durável que dirige o progresso científico.


Fundada sobre o princípio do trabalho, a escola deve constituir-se como espaço da formação da “hierarquia das capacidades”, reiterando a meritocracia como base do desenvolvimento social.


Fundada sobre o princípio da utilidade, a escola deve organizar-se como espaço disciplinar voltado para o desenvolvimento das forças produtivas.

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